Checklist

✅ Review the phrases
⚪ Watch part 1 while reading the transcript, look up words
⚪ Read through the translation to check your understanding
⚪ Watch part 2 while reading the transcript, look up words
​⚪ Read through the translation to check your understanding

You can download a full transcript and a translation on the buttons below

Interview (1/2) – Trip to Europe and Cities

Você ficou quanto tempo lá na França? Você morou lá ou você só viajou lá por um tempo.

Só viajei, foram… na primeira vez, foram uns quatro, cinco meses e na segunda vez uns.. em torno de seis meses, mais quase dois meses viajando por ali.

Um ano mais ou menos na europa, vamos botar assim.

Ah, mas você ficou só França ou você viajou pra outros países também?

Eu pude conhecer a Europa como um todo, né, pude viajar pelo continente lá.

Mas, é… como que, o quê que você viu de vantagem lá França de diferente daqui no Brasil, que você achou melhor lá do que aqui no Brasil.

Cara, muita coisa. Ou quase tudo. 

Acho que, a gente brasileiro não gosta do Brasil, né, todo mundo quer vir pra cá e a gente tem…

É…

Por exemplo, eles são mais educados, a língua francesa, ela por si só, já é mais educada.

Interessante.

Educado, assim, só que o francês é (?), é… como é que eu vou dizer… Não, educado não vou dizer que é não, eu acho que todo mundo aí é complicado né, mas assim, o país ele é bem organizado, eles sabem planejamentos muito melhor do que a gente, sabe? Eles sabem trabalhar duma forma muito mais organizada do que a gente, é… E as coisas acabam indo muito melhor assim, né. Eles não ficam depredando as coisas como a gente faz.

Depredando… tipo, destruindo as coisas, né?

Isso, tipo destruindo as coisas. Então aqui no Brasil a gente faz uma obra, daqui a pouco, cara, tá tudo pichado, tudo complicado.

Tudo estragado.

Tudo estragado.

É verdade. Isso é verdade.

Eles valorizam o pessoal no campo. Então lá, a gente vê que uma das características do francês é o quê? É o queijo, é o vinho, é… tem muita coisa que produtores rurais fazem e sobrevivem muito bem dessa forma e aí os filhos vão tomar conta daquilo e eles conseguem dar o mínimo de estrutura. O mínimo não, uma ótima estrutura para essas pessoas. Escola, boas condições no interior. A ponto de não haver necessidade de ter um êxodo para as grandes cidades tal como no Brasil. Então, a gente vê que eles pelo menos, é minha impressão, né, que eles têm conseguido sustentar essas coisas simples que caracterizam muito a cultura deles muito bem assim.

Que outros países você conheceu lá? Ou assim, imagino que você tenha viajado por muitos países, mas quais países você gostou mais de conhecer.

É… bom, deixa eu pensar.

Alemanha, acredito que tenha sido um.

Alemanha, eu gostei bastante. A Alemanha também é um país incrível, muito organizado, é… as pessoas lá, por exemplo, com salário mínimo, elas conseguem ter uma dignidade, aqui no Brasil, as pessoas não têm dignidade que ganham salário mínimo, não tem e às vezes até que ganha bem também não vai ter muita coisa. 

Então, a Alemanha é um país assim incrível, só que a França tem uma diversidade, que eu acho que ainda supera a da Alemanha, por exemplo tem a região dos alpes, a região de esquiar, que é fantástico, melhor lugar de esquiar do mundo talvez é lá, que é Courchevel.

Tem o sul da França, as praias do sul, que são praias maravilhosas, tem o norte a região da Normandia, que foi onde eu morei, que tem toda aquela história das praias do desembarque da Normandia da Segunda Guerra, tem a região de Champagne, tem a região dos castelos da França que ficam lá pro centro ao Sul do país, tem a região do vinho de Bordeaux. Então, é um país talvez (do tamanho) do estado de Minas Gerais, aqui no Brasil, ou menor não sei. Aí tem que medir com a régua depois no mapa. E que oferece muita coisa e com muita estrutura, então o deslocamento interno, seja de trem, de carro, de balão, o quê for, é muito fácil, é muito bom.

Entendi. Ah, legal.

Você falou diversidade, no sentido de coisas muito diferentes pra fazer, né?

Exatamente, coisas muito diferentes e muito boas, um país que consegue ir tanto assim de um alpe maravilhoso pra uma praia fantástica com uma boa estrutura pra parar o carro, pra ficar no hotel, pra desfrutar, bem organizado.

Acho que é isso, acho que tá legal, deu pra gente conversar bem. Senão fica muito longo também. Mas acho que pra quem for escutar ficou assim, divertido.

Sim, sim. Não, não, foi legal. Eu acho que o importante é isso que seja uma conversa…

Pra prender a atenção da pessoa

É, legal, legal.

Eu acho que é isso

Eu acho que eu ia querer… pensei em voltar no tema do começo, porque você falou como você aprendeu francês, mas você não falou como você aprendeu inglês.

Deixa eu parar a gravação aqui.

Interview (2/2) – Learning English

Só pra terminar então, última pergunta é como que você aprendeu inglês?

Então, o inglês.. posso falar? 

Pode.

O inglês, eu aprendi com muito sofrimento, porque… até hoje eu tenho muito sofrimento, porque eu acho que eu… aprendi fazendo aulas de inglês em diversas escolas e nunca aprendia. Porque na real, eu nunca me dedicava praticamente fora das aulas, ou me dedicava, ou talvez quando me dedicasse o método não era muito bom, né? Então, é… eu tive muita dificuldade assim pra aprender o pouco que eu aprendi, o pouco que eu sei. Agora depois de velho, que eu estou tendo que estudar novamente, pra tentar realmente assim saber o idioma, é… mas eu aprendi inglês através de cursos normais, cursos comuns, que nós temos aqui no Brasil.

Mas, você chegou a usar inglês quando você viajou também, né?

Usei, usei. Eu até hoje uso o inglês no trabalho, né, meu inglês ele é basicão, né? Mas pras coisas do dia-a-dia, ele meio que dá resolver um pouco, né.

Nah, seu inglês é melhor do que você pensa eu acho, você fala inglês direitinho.

Mas…

Obrigado.

Eu acho que você tem uma visão muito baixa do seu inglês, mas seu inglês é bom, você consegue falar… sua gramática é muito boa, você consegue falar muito corretamente né, eu acho, as coisas, isso é difícil de conseguir.

Mas é isso então, acho que a gente pode terminar aqui pra não ficar muito mais longo.

Valeu aí pela conversa,

Brigado, brigado.

Foi muito maneiro.

Beleza.

É, então a gente se vê. Até mais, então.

Quando você quiser gravar um outro vídeo aí de alguma história, de alguma aventura, a gente grava aí.

Com certeza.

Foi um prazer.

Abraço aí

Falou um abraço

Até mais.

Até mais, cara.